Facebook
arte-clima-guanhaes

Saúde fará nova campanha de vacinação contra o HPV

hpv cartazSerá realizada em todas as unidades de Guanhães, no dia 23 deste mês,  uma nova etapa de vacinação contra o HPV (exceto no distrito de Farias, que será no dia 24). Em Taquaral, será no dia 23. A vacinação visa prevenir o surgimento de câncer do colo do útero, bem como contribuir na redução da incidência e da mortalidade por esta enfermidade. As vacinas serão aplicadas das oito às 16 horas.

Para este ano, a meta é vacinar com a 1ª dose as meninas de 9 a 11 anos de idade e, ainda, as mulheres de 14 a 26 anos 11 meses e 29 dias portadoras de HIV. De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Neusa Mendes, as mulheres portadoras de HIV deverão apresentar prescrição médica da vacina no ato da vacinação.

Neusa destaca que, em 2014, na 2ª dose da vacina HPV, foram notificados eventos adversos tais como dor de cabeça, tonturas, desmaios, falta de ar, fraquezas nas pernas SEM que nenhuma alteração clínica ou laboratorial fosse identificada. “Dessa forma, optamos por realizar a vacinação nos PSF's para maior segurança e tranquilidade das meninas e pais”, ressaltou, lembrando que as meninas que não tomaram a 2ª dose da vacina devem procurar uma unidade mais próxima de sua casa, bem como as meninas com 13 anos de idade.