Conferência Municipal discute diretrizes para a Saúde em Guanhães

Conferência Municipal de Saúde - Guanhães

“Valorização do trabalho e Educação em Saúde” foi tema central na abertura da 10a. Conferência Municipal de Saúde de Guanhães, realizada nesta sexta-feira (10/07), com a participação de profissionais da área, comunidade e autoridades locais. O evento, realizado na loja maçônica Pioneiros do Nordeste, contou com a participação especial do Prefeito Ladinho e da vice Dra. Mary Celeste, além da a secretária municipal de Saúde Camila Jácome, o Promotor de Justiça Luciano Sotero Santiago, a diretora do Hospital Regional Rosana Linhares, o presidente do Conselho Municipal de Saúde Marson Antônio Magalhães.

O evento contou com uma palestra relacionada à importância do Conselho de Saúde para o município e a programação segui com discussões e votação das diretrizes bem como a eleição dos novos conselheiros de Saúde para o mandato 2015-2017.

“A Conferência é de suma importância, porque começamos a determinar os caminhos que precisamos seguir na Saúde. Hoje daremos o norte à saúde de Guanhães com as ações e melhorias que teremos que seguir. Esse é realmente um espaço democrático e participativo, um momento oportuno de unir a população em torno de um assunto fundamental para a vida de todos”, ressaltou o prefeito Ladinho.

Camila Jácome, secretária municipal de Saúde, destacou que a Conferência é o marco maior da participação popular. “É nas conferências que escutamos a comunidade para ver as reais necessidades de cada setor, incluindo as zonas rurais. Colocamos as diretrizes em votação e, posteriormente, fazemos o acompanhamento dessas diretrizes no período de dois anos”, explicou.

Já a vice-prefeita Dra. Mary Celeste lembrou de sua participação nas primeiras conferências em Guanhães, quando propostas apresentadas foram colocadas em prática mudando a Saúde do município, a exemplo da implantação do Programa Saúde da Família (PSF), que naquela época existiam três unidades e hoje são 13, além da construção de sedes próprias de PSF´s.
"Participamos as primeiras conferências e hoje vemos o quanto conquistamos, o quanto construímos com esses eventos. Não tenho dúvidas de que é através da união e participação que fortalecemos o setor e conquistamos mais e mais", destaca.

Por: AssCom + Agência Top Brand