Facebook
arte-clima-guanhaes

INFORME SAÚDE

O Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Guanhães informa à população as medidas a serem tomadas diante de um caso suspeito de Meningite:
- Os contatos de casos suspeitos de meningites devem passar por avaliação médica para ver a necessidade ou não da indicação de quimioprofilaxia.
 
O que é quimioprofilaxia? É a aplicação de meios tendentes a evitar as doenças ou a sua propagação. A quimioprofilaxia é a principal medida eficaz de prevenção da ocorrência de casos secundários, porém não garante proteção absoluta e prolongada.
Após orientação da referência técnica estadual e seguimento dos protocolos federal e estadual sobre casos suspeitos de Meningite no município a orientação é que contatos por mais de 4 horas com casos suspeitos passem por avaliação médica para verificarem a necessidade ou não de quimioprofilaxia.
 
É importante dizer que os contatos são:
- Pessoas próximas da suspeita, como moradores do mesmo domicílio, indivíduos que compartilham o mesmo dormitório (alojamentos, quartéis, entre outros), comunicantes de creches, escolas e pessoas diretamente expostas as secreções do paciente.
 
Em caso de dúvidas procure sua unidade de saúde mais próxima ou procure informações com a equipe de Vigilância Epidemiológica.
brasao guanhaes