Facebook
arte-clima-guanhaes

Casa de apoio para pacientes de Guanhães em BH

Na estrada rumo para a saúde

A Casa de Apoio Santa Tereza tem sido uma grande aliada e ponto de referência para centenas de pacientes de Guanhães que necessitam de tratamento fora do município. O local atende todas as pessoas que necessitam ir a Belo Horizonte para realização de tratamentos, consultas e exames médicos. Em nossa viagem junto aos usuários do programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), constatamos a importância dos serviços prestados pela equipe da secretaria municipal de saúde do município, desde as marcações de consultas e exames, até o transporte dos pacientes à Belo Horizonte e a outras cidades, como Diamantina, Itabira e Coronel Fabriciano.

A Casa de Apoio Santa Tereza que é conveniada com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Nordeste Mineiro – CISCEN, oferece aos pacientes café da manhã, almoço básico e jantar no caso de pernoite. Segundo Breno Henrique Silva Santos e Alair Ricardo Ferreira, coordenadores da casa, em média 30 procedimentos de Guanhães são realizados todos os dias na casa de apoio. “A casa não é somente um espaço físico para receber e alojar os pacientes, realizamos um trabalho de triagem destes pacientes até seu destino final, hospitais ou clínicas, e posteriormente retornamos com os mesmo até a casa,” frisou Breno. Já Alair ressaltou que é muito importante a prestação de serviço assistencial, principalmente quando o paciente passa por um período permanente na casa.

Em entrevista a nossa equipe de comunicação, Dona Maria Rosária de Souza, 53 anos, não escondeu sua satisfação em poder participar do programa. Ela comentou sobre as vantagens em poder se locomover até outros centros para tratar de seu problema de saúde relacionado a dermatologia.” Para mim é muito bom, só de poder contar com outros especialistas e sentir melhorias com o tratamento já vale a pena,” enfatizou Rosaria.

Segundo Alisson Silveira Dias, coordenador do TFD, em torno de seis mil procedimentos são realizados anualmente pela secretaria municipal de saúde de Guanhães.

Todo o programa de transporte de pacientes faz parte do Sistema Estadual de Transporte em Saúde (SETS) que é uma ação criada pelo Governo de Minas Gerais para garantir à eficiência das redes de atenção a saúde e tem como objetivo garantir o deslocamento do paciente, usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização de seus exames e/ou consultas especializadas fora de seu domicilio, através de veículos, tipo microonibus equipados com ar condicionado, TV, DVD, e poltronas reclináveis. Fiando a cargo do município sua operacionalidade, como: manutenção dos veículos, abastecimento e funcionários.

O dia a dia dos motoristas e agentes de bordos nos chamou a atenção pela responsabilidade e seriedade que conduzem à vida destes usuários que procuram melhores condições para o tratamento de sua saúde. Faça sol, faça chuva ou frio, mesmo diante dos perigos e das intempéries, lá vão os guerreiros da estrada e da saúde, prontos para oferecer o melhor atendimento e atenção aos usuários do sistema único de saúde SUS. Nossos parabéns a toda a equipe da secretaria de saúde, em especial aos motoristas que transportam estes pacientes via TFD, são eles:

SETS e veículos baixos:

Alexsandro Junior Chaves -José Maria Pascual - José Maria da Silva Messias Aparecido dos Santos - Renauro Rostan - Ronaldo Célio Gomes dos Reis

Veículos baixos e vans:

José Carlos dos Santos - Eduardo Miranda Pires - Franklin Walisson - Cleiton Aguiar - Amarildo da Silva - Magno Dias Pintor - Dalmo Caldeira - Reginaldo Damasceno - Geraldo de Pinho Marques - Edenilson Leandro Dias
André Martins

HIran Braulino Neto – secretário adjunto da secretaria de saúde e coordenador do transporte da saúde

Humanizar é preciso. A saúde, nossa prioridade. Este é nosso caminho.

Secretaria de Administração e Recursos humanos – setor de comunicação

Secretaria Municipal de Saúde

Veja nais fotos:

https://www.facebook.com/prefeituraguanhaes/posts/1212341102165569