Facebook
arte-clima-guanhaes

Secretarias se unem para aplicar Programa Saúde na Escola

Secretarias se unem para aplicar Programa Saúde na Escola

A Secretaria Municipal de Saúde de Guanhães em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, desde o final do mês de outubro, está desenvolvendo o Programa Saúde na Escola (PSE). O Programa visa uma política intersetorial da Saúde e da Educação e foi instituído em 2007 voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira. Estes dois setores se uniram para promover saúde e educação integral aos estudantes. O PSE é uma estratégia de integração para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.

Durante o desenvolvimento do projeto, a Secretaria Municipal de Educação vem realizando as seguintes ações:

  1. Avaliação antropométrica que é a aferição de peso e altura para cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) com o objetivo de verificar se as crianças estão com baixo peso ou obesas. Em casos confirmados, as crianças com alterações são encaminhadas para acompanhamento de nutricionista.
  2. Teste de Snellen que é a verificação da capacidade visual dos estudantes. As crianças com alterações são encaminhadas a um oftalmologista.
  3. Situação Vacinal, quando são verificados os cartões de vacina das crianças para que sejam feitas as atualizações necessárias. As famílias das crianças com cartões desatualizados são orientadas a comparecer ao seu PSF para sua regularização.

O Programa se encerra neste mês de Dezembro e pretende atender a centenas de alunos das redes municipal e estadual de ensino, bem como as creches e EJA.