Facebook
arte-clima-guanhaes

Apresentação

cidade de guanhaes
 

Guanhães (MG) está situada na mesorregião do Vale do Rio Doce. Considerada pólo econômico regional, a cidade lidera a Microrregião de Guanhães, que é composta por 15 municípios. O município pertence aos circuitos turísticos da Estrada Real e das Trilhas do Rio Doce.

Possui aproximadamente 31 mil habitantes, 28 bairros, e se destaca pela força e diversidade no comércio e prestação de serviços, que atrai consumidores de toda a região. A cidade funciona como um corredor de acesso a vários municípios. Esse potencial forma um núcleo dinâmico de desenvolvimento.

Economia

Segundo informações do IBGE (2005), os serviços (exclusivamente administração pública) constituíam o setor mais expressivo da economia municipal, seguido da indústria. A relevância econômica do setor serviços em Guanhães se manifesta por uma diversidade intermediária na oferta de atividades desse setor.

Com base nos dados de 2005 do CEMPRE – Cadastro Central de Empresas, o município apresentava 42,02% dos grupos de serviços, distribuídos em 364 unidades locais. Considerando a divisão de setores da economia da CNAE – Cadastro Nacional de Atividades Econômicas, “Outras atividades de serviços” (que abrangem, entre outros, organizações associativas e manutenção de equipamentos domésticos, de informática e pessoais) caracterizam-se como atividades mais significativas, detendo o maior número de unidades locais 23,9%, seguidas por “Alojamento e alimentação”, com 21,98%.

Órgãos governamentais estaduais e federais  presentes em Guanhães:  14ª SRE - Superintendência Regional de Ensino; 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil; 2ª Regional do DER;  13ª Delegacia do Serviço Militar; 32ª Subseção da OAB; Polícia Militar e Ambiental; Fórum; Cartório Eleitoral; Administração Fazendária; IEF – Istituto Estadual de Florestas; IPSEMG; INSS; IMA, entre outros, além dos bancos Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú e Banco do Brasil.

Agropecuária

O município possui grande potencial agropecuário, sendo destaque na pecuária leiteira. Grande parte da produção de leite é processada no próprio município, além da produção de queijos que supre o mercado interno e é vendido para outras cidades, como Belo Horizonte.
As condições climáticas e topográficas do município possibilitam a produção de milho e feijão. Além disso, Guanhães, ao longo dos anos, tem se destacado como fornecedor de matéria-prima para a indústria de celulose.

Saúde e educação

Na saúde, o município também é referência. A cidade abriga um Hospital Regional que atende a 23 municípios, o Consórcio Intermunicipal de Saúde, com 15 especialidades médicas, e 13 unidades municipais de saúde.

Na educação, Guanhães também mostra a sua pujança. São 16 escolas municipais, nove escolas estaduais, duas particulares, além de faculdades de renome, como a PUC Minas, FACIG e pólos da UNIUBE e ULBRA. Além disso, há a Creche Lar dos Pequeninos que atende a 160 crianças e a Creche do Proinfância, que está em fase de conclusão.

Quanto aos indicadores de Educação, Guanhães tinha, em 2000,, segundo o IBGE, 96,03% de pessoas frequentando curso de nível fundamental (considerando a parcela da população entre 7 e 14 anos de idade), o que o coloca em situação superior à estadual e superior à nacional, segundo dados do IBGE. A escolaridade da população de 25 anos ou mais de idade foi a seguinte: 18,39% “sem instrução ou menos de um ano de estudo”; 49,52% com “1 a 4 anos de estudo”; 15,57% com “5 a 8 anos de estudo”; 11,62% com “9 a 11 anos de estudo”, e 1,06% “não determinado”.