Facebook
arte-clima-guanhaes

Cultura em Movimento

Guanhães, cidade hospitaleira, que mantém vivas suas tradições culturais. Durante o ano, são realizadas várias festas religiosas, entre elas a de São Miguel, padroeiro da cidade. Cavalgadas, apresentação de marujadas, festas juninas, apresentações de teatro, feira de artesanato, o Arraial e a festa de aniversário da cidade são outros bons exemplos da cultura em movimento.

Na arquitetura, a cidade preserva vários casarões antigos espalhados e que guardam a história da cidade, como, por exemplo, o casarão da Rua Francisco Nunes, onde eram comercializados os escravos trazidos para a região no século 19.

A casa da Cultura Laet Berto, a Igreja Matriz de São Miguel e Almas, a Capela da Associação de Caridade Nossa Senhora do Carmo, o Coreto Municipal, entre outros prédios de valor histórico são testemunhas da história da cidade. No meio rural de Guanhães belas fazendas Coloniais também podem ser encontradas. Várias em ótimo estado de conservação que ajudam a contar muito da história do município.

Na culinária, Guanhães segue os passos da boa culinária mineira. Pratos como frango caipira com quiabo, tutu de feijão, canjiquinha com costelinha de porco, vaca atolada, entre outros, podem ser encontrados facilmente nos restaurantes. As deliciosas quitandas, queijos, requeijões, mel e doces também estão à venda nas melhores padarias e supermercados da cidade. Quem preferir, pode adquirir os produtos diretamente do produtor, na Feira de Artesanato Mãos que criam e Mercado Municipal.