História

A história de Guanhães tem origem nas buscas por ouro e pedras preciosas na região, em 1752, pelo baneirante João de Azevedo Leme. Nessas terras, habitavam os índios guanaãs, de origem Tapuia e do grupo selvagem dos Caingangue de Minas Gerais.

Uma das primeiras famílias colonizadoras foi a de José Coelho da Rocha, vinda da freguesia do Morro do Pilar, entre os anos de 1811 e 1820. Também são considerados fundadores de Guanhães: Manoel de Oliveira Rosa, Joaquim de Oliveira Rosa e Faustino Xavier Caldeira.

A localidade foi elevada à categoria de Distrito em 1828 e, pela Resolução de 14 de julho de 1832 recebeu a denominação de São Miguel e Almas. Alcançou categoria de Vila em 25 de outubro de 1875 e, em 13 de setembro de 1881, tornou-se cidade com denominação de Guanhães.

História de Guanhães
Autor: Geraldo Gomes de Oliveira (IBGE)

Autoria: professora Lucília Ferreira Lopes

Autor: Roger Rocha