Novembro Azul: Atendimentos em Guanhães (sede urbana)

Novembro azul

#Saúde | Novembro Azul: Atendimentos em Guanhães (sede urbana), serão todos realizados no Centro de Saúde do colina Verde.

A prefeitura de Guanhães, por meio da secretaria de saúde, divulga cronograma a ser realizado nos dias 27, 28 e 29 de novembro em ação ao mês atenção a saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata.

‘ ã ú – no horário de 7:00 às 10;00 e 12:00 às 15:00 horas – sendo eles:
PSF VIIA, PSF Pito, PSF VIIB, PSF Santa Tereza, Vermelho, Alvorada e Centro.

Já nas Unidades da Zona rural, o evento será realizado nas próprias sedes dos distritos, conforme data e horários das artes.

Haverá também a presença em todo o evento da equipe de odontologia, que fará avaliação e prevenção ao câncer de boca, além de limpeza dentária.

O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. No Brasil, a estimativa de novos casos gira em torno de 68.220 (2018 – INCA)
Número de mortes: 15.391 (2017, SIM). A idade é um fator de risco importante, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.
Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.

Excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançado. Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Para doença localizada (que só atingiu a próstata e não se espalhou para outros órgãos), cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante (em algumas situações especiais) podem ser oferecidos. Para doença localmente avançada, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal têm sido utilizados. Para doença metastática (quando o tumor já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento mais indicado é a terapia hormonal.

A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.

Novembro Azul

#saúde

#torcerpelomunicípio
#novembroazul