Diagnóstico da Pessoa Idosa de Guanhães é apresentado: 14% da população possui 60 anos ou mais.

Na última quarta-feira, 11 de dezembro de 2019, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação, foi realizada a reunião de apresentação dos dados do Diagnóstico Situacional da Pessoa Idosa do Município de Guanhães. Este documento é uma produção do Conselho Eficaz (Instituto Cenibra e ABA), destinado a Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos do Idoso.

O representante da Associação Beneficente Ágape (ABA), Elias Soares, através de uma apresentação multimídia demonstrou dados importantes coletados em todo o território municipal, sobre as condições de vida, perspectivas e anseios dos idosos de Guanhães. O diagnóstico foi elaborado por meio de pesquisa a campo e correlacionados com as informações obtidas através do banco de dados do sistema de saúde municipal (cadastros nos PSFs).

Em um universo de quase 35 mil habitantes, aproximadamente 14% (quatorze por cento) da população guanhanense já se encontra na faixa etária de 60 anos ou mais, com perspectivas de aumento nas próximas décadas em virtude da diminuição das taxas de natalidade e mortalidade e aumento significativo da expectativa de vida.

Conhecer a realidade é fator primordial para melhor planejar e implantar políticas públicas que promovam o bem-estar, a acessibilidade, a convivência, a prática de lazer e esportes bem como dar destaque a este tema tão importante em um mundo de transformações sociais rápidas e que passa por um processo de transição demográfica na qual a parcela de crianças e jovens está diminuindo e a de idosos aumentando em todo o mundo.

Estiveram presentes ainda na reunião, a Prefeita Dorinha, a Secretária de Assistência Social – Helma Silveira Maia, a Secretária de Educação – Celma Caldeira, a Presidente Do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Guanhães – Fernanda Elias Leal, além de servidores da Assistência Social e saúde, além de conselheiros.