A Prefeitura de Guanhães, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância em Saúde, apresenta a Ordem de Vacinação dos Grupos Prioritários e a Estimativa Populacional Nacional, estabelecida pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, atualizado em 15 de março de 2021.
A vacinação contra a Covid-19 no Município segue os conceitos e orientações do Ministério da Saúde e as instruções da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, por meio da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, que repassa ao Município a quantidade específica de doses para a imunização de cada grupo, sendo vedada a utilização daquelas doses em público de outros grupos, prioritários ou não.
Quando há situações que justifiquem o adiamento da vacinação de um indivíduo, sua dose fica reservada até que seja possível aplicar a vacina.
Todos os imunizantes disponíveis no país, até o momento, necessitam de duas doses para alcançar o efeito esperado, portanto, duas doses aplicadas referem-se a um indivíduo imunizado.
O público alvo da Campanha é de 77.279.644 brasileiros, dos quais 6.649.307 são os trabalhadores da saúde, ordenados pelo grau de exposição ao vírus, além de indígenas aldeados, idosos, comunidades ribeirinhas e quilombolas, pessoas com comorbidades e deficiência permanente, pessoas em situação de rua, privados de liberdade, professores, profissionais da segurança pública e salvamento, forças armadas, trabalhadores do transporte público coletivo, ferroviário, metroviário, aéreo e aquaviário, trabalhadores portuários, caminhoneiros e industriais.
A tabela informa a ordem de vacinação estabelecida pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, bem como a estimativa de público-alvo de cada grupo.