Desfile de 7 de Setembro: Guanhães, conhecer para pertencer

O Desfile de 7 de setembro realizado pela Prefeitura de Guanhães 2022 marcou o retorno da participação das escolas no evento cívico após o período de impossibilidade de realização devido à pandemia.

Com o objetivo de incentivar o brio pelo pertencimento à  Guanhães, a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo organizaram o evento sob o tema: Guanhães, Conhecer para pertencer.

Cerca de 4 mil pessoas compareceram à Avenida Alberto Caldeira para conferir o emocionante desfile das escolas e entidades que representaram fatos, organizações e associações que são a história do município.

A Escola Municipal Pio Nunes Coelho fez um resgate do caminho do ouro em Minas Gerais, do qual Guanhães é parte significativa.

A Escola Municipal Pingo de Luz representou os primeiros garimpeiros que exploraram o ouro encontrado ao redor do garimpo Graipu.

Já a Escola Dr. Inocente Soares Leão representou os primeiros habitantes da região, os índios Guanahãs, de origem Tapuia e do grupo selvagem dos Caigangues de Minas Gerais.

A chegada dos primeiros exploradores às terras dos índios Guanahãs foi representada pela Escola Municipal Padre Café, marco que fez brotar do alto de uma colina o futuro Arraial São Miguel e Almas, onde foi erguida uma capela em homenagem a Nossa Senhora do Rosário e, em seu entorno, as primeiras moradias. Em 1811, por meio do alvará Régio do Príncipe Dom João VI, iniciou-se a construção da Igreja Matriz de São Miguel Y Almas.

O subtema “Guanhães e a produção agrícola” regeu a apresentação da Escola Municipal Gustavo Coelho, que trouxe a professora Madalena Soares à frente conduzindo a flâmula da escola, seguida pelas bandeiras oficiais e a apresentação do Brasão de Guanhães. Seguindo o subtema, a escola também fez referência ao CCPR (Itambé, que produz manteiga e composto lácteo em pó no Município) e à EMATER, referência nacional na assistência técnica e apoio a agricultura familiar.

Presente na avenida, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE-Guanhães, fez o e público se emocionar contando a história do tradicional forró dos APAExonados.

A Escola Estadual Fazenda São Sebastião narrou sua história e desafios, com o subtema: Semeando conhecimento, cultivando sonhos.

Riquezas históricas imateriais na música e na pintura foi o subtema desfilado pela Escola Estadual Altivo Coelho, com a presença da Marujada Nossa Senhora Aparecida e homenageando a Banda Santa Cecília, Coral Villa Lobos, aos diversos músicos do passado e presente, aos participantes do FRECAN (Festival Regional da Canção), pintores, escultores e fazedores da arte.

O Instituto Presbiteriano Gammon fez homenagem ao Hospital Imaculada Conceição, que presta valoroso serviço à região. A escola utilizou do HIC para representar a expressividade guanhanense na prestação de serviços e importância regional.

Na sequência, o Lions Clube Guanhães, presente em Guanhães desde 1965, contou um pouco da sua história.

Cidade amada, Guanhães: Resgatando valores, Subtema desenvolvido pela Escola Estadual Senador Francisco Nunes Coelho, dando foco à Escola de Futebol Padilha e homenageando a todos que trabalham com a segurança pública, agricultura e educação.

O Colégio Souza Siman reforçou a importância da educação, segurança pública e saúde como pilares para o desenvolvimento. Os estudantes lembraram dos avanços do Município com a chegada do Corpo de Bombeiros e toda a estrutura da Rede Municipal de Saúde.

Comemorando seus 79 anos, a Escola Estadual Odilon Behrens fez sua homenagem às artes cênicas e literária, citando as obras Guanhanenses apresentadas na 1ª Feira Literária da escola ocorrida em agosto de 2022. O ilustre ex-aluno Roberto Drummond, autor de obras como “Hilda Furacão” e “O Cheiro de Deus” também foi homenageado. O Colégio também trouxe os 22 anos do grupo teatral MST – Movimento dos Sem Teatro.

Ainda passaram pela Avenida Alberto Caldeira o 65º Batalhão da Polícia Militar, a Superintendência Regional de Ensino, os cursos superiores UEMG, FAVENI, e IESGE, além do Corpo de Bombeiros e o Tiro de Guerra 04/012.

Juntos, seguimos CONSTRUINDO A CIDADE DA GENTE!