Dia Mundial da Água

Origem do Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas – ONU, através da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1992, determinando que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.

Neste mesmo dia, a ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da
Água, que apresenta entre as principais normas:

1. A água faz parte do patrimônio do planeta;
2. A água é a seiva do nosso planeta;
3. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
4. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
5. A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
6. A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
7. A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
8. A utilização da água implica respeito à lei;
9. A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
10. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Dia Mundial da Água 22 de Março de 2021
Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.
Para isso, todos os anos o Dia Mundial da Água aborda um tema específico sobre este mineral de extrema e absoluta importância para a existência da vida.
A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural é uma das principais metas desse dia.
A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU.

A importância da água: motivos para celebrar o Dia Mundial da Água
Apesar de parecer um recurso inesgotável, a água está acabando. Por isso, existem grandes motivos para celebrar o Dia mundial da água – 22 de março, data comemorativa que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da água e, conseqüentemente, da necessidade de preservá-la.

A água é uma necessidade humana vital
A água é tão importante para nós que a maior parte do nosso peso corporal, cerca de 70%, é constituído por água.
Sem água, desidratamos. Além disso, a água desempenha um papel muito importante no funcionamento do nosso organismo, porque, entre outras coisas, a água tem a função de transportar nutrientes pelo nosso corpo e eliminar dele produtos tóxicos, o que acontece principalmente quando urinamos e transpiramos.

A água é essencial para todos os seres vivos
A maior parte da água doce disponível no planeta para consumo (60%) é utilizada na agricultura, enquanto apenas 9% é utilizada nas nossas casas.
O crescimento das plantas depende de água. Isso significa que lavouras inteiras podem ser destruídas por falta dela.
A produção animal também depende muito da água, que é utilizada na alimentação, na limpeza das instalações dos animais, no abate e no processamento dos produtos.

A água gera energia elétrica
A maior parte da energia elétrica que utilizamos é gerada pela força da água. No Brasil, cerca de 90% da energia é produzida dessa forma, o que é feito nas usinas hidrelétricas.
A maior hidrelétrica do mundo é a de Itaipu, no Brasil.

A água é um recurso precioso
O Brasil tem a maior reserva de água doce do mundo, mas ao contrário do que muitos pensam, a água não é um recurso inesgotável. Ainda que a maior parte do nosso planeta seja constituído de água, apenas uma fração muito pequena pode ser utilizada – cerca de 2,7% – porque todo o resto é água salgada.
Acresce que com a poluição da água e com o aumento da população, cada vez haverá menos água que possa ser utilizada.

A água é um direito de todos
Garantir que todos tivessem acesso à água deveria ser um compromisso de todos os Estados.
De acordo com a ONU – Organização das Nações Unidas, cerca de 2,6 bilhões de pessoas no mundo têm pouquíssima água disponível. O Kuwait, por exemplo, é um país muito rico em petróleo, mas tem uma grande carência de água e, assim, precisa importá-la de outros países.

A água é vida e saúde
O consumo de água potável poderia evitar muitos males. De acordo com a ONU, cerca de 80% das mortes e doenças está relacionada ao consumo de água não tratada.
Ao consumir água contaminada, as pessoas ficam doentes; a diarréia, por exemplo, mata mais de 15 mil pessoas anualmente no Brasil. Além do que, com a falta d’água também surgem doenças relacionadas com a falta de higiene.

A água pode apaziguar conflitos
Há países onde a água é disputada. Isso acontece em decorrência da exploração de rios localizados em territórios diferentes, como é o caso de Israel, Líbano e Jordânia que lutam pela Colinas de Golã, onde está localizada a nascente do rio Jordão.
O rio Nilo, o maior do mundo, motiva a briga entre o Egito, Sudão, Etiópia e ainda outros países. Neste casos, há países exigindo a partilha do rio, cujo monopólio pertence ao Egito e ao Sudão. A Etiópia, construiu um enorme barragem e entrou na disputa exigindo acesso às águas do rio Nilo.

Feche o registro periodicamente
Desta forma é possível detectar vazamentos. Uma gota vazando por segundo são 30 litros de água desperdiçados por dia.

Diminua o tempo no banho
Desligar o chuveiro ao se ensaboar também é importante. Uma ducha rápida pode economizar até 150 litros de água.

Planeje as lavagens
As máquinas de lavar roupa e louça só devem ser ligadas quando houver roupa ou louça o bastante. Optar por lavar em poucas quantidades desperdiça água.

Não lavar o carro com mangueira
Uma opção melhor é usar um balde de água e esponja. Assim, é possível economizar 300 litros de água.
Adote o hábito de usar a vassoura, e não a mangueira:
Para limpar a calçada e o quintal da sua casa. A mangueira ligada por 15 minutos gasta cerca de 280 litros de água;

Adote descarga de caixa acoplada no vaso sanitário
Este tipo de descarga consome 6 litros de água. As de outros tipos consomem até 15 litros.
Lave a louça com a torneira fechada
É importante fechar a torneira ao lavar a louça. Dessa forma, em 15 minutos, só serão gastos 20 litros de água, contra 240 litros com a torneira aberta.

Reaproveite a água para lavar a casa
É possível reaproveitar a água do enxágue das máquinas de lavar para, por exemplo, lavar o quintal ou outros espaços da casa.

Opte por plantas que consomem menos água
Cactos e suculentas não consomem muita água e também não exigem produtos químicos para a manutenção.

Opte por um regador de plantas
Quando for regar as plantas e flores, opte por um regador. Também é bom evitar regá-las no sol forte para evitar uma evaporação rápida.

Coloque lona na piscina
Caso tenha uma piscina, coloque a lona em cima dela para evitar a evaporação. Também é recomendado fazer a manutenção tratando a água, em vez de trocá-la.

Feche o registro periodicamente
E verifique se continua contando o relógio, para detectar vazamentos. Uma gota vazando por segundo são 30 litros de água desperdiçadas por dia;
Coloque arejadores nas torneiras e chuveiros:
Desse modo aproveita-se melhor a água e reduz o consumo;

Aproveite a água da chuva, para uso não potável:
Essa água pode ser usada em lavagem de quintal, rega das plantas, e até em descargas;

Mantenha um balde no chuveiro:
Para armazenar a água que corre até que atinja a temperatura adequada. Use essa água para lavar o banheiro, na descarga ou para regar as plantas. Conheça um equipamento inovador que utiliza esse conceito;

Verifique a necessidade de reparos nos equipamentos hidro sanitários:
Por exemplo; um vaso sanitário que continua vazando mesmo depois de esvaziar, e se o vazamento for muito grande, pode desperdiçar até 200 mil litros de água em um ano;

E o mais importante que é repassar estas informações