Guanhães realiza etapa municipal de Conferência da Saúde

A Prefeitura de Guanhães, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última quinta-feira, 30 de março, a etapa municipal da 10ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais e 17ª Conferência Nacional de Saúde.

Sob o tema: Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia, dezenas de cidadãos estiveram reunidos no salão da Loja Maçônica Sol Nascente, para definir diretrizes que fomentarão as ações na área da Saúde.

A Secretária Municipal de Saúde, Rejane Guimarães, a enfermeira referência técnica em saúde, Claudiana Azevedo, e o diretor da GRS-Itabira, Maurício Marques, falaram da importância da Conferência, bem como suas obrigatoriedades e legalidades.

A Prefeita Dorinha, ausente por estar em Brasília na Marcha dos Prefeitos 2023 da Confederação Nacional dos Municípios e em busca de recursos para Guanhães, enviou uma mensagem parabenizando e agradecendo a todos os participantes da etapa municipal e anunciou que chegará a Guanhães com uma verba de R$ 1 milhão de reais para ser investida na área da saúde.

Durante o evento, foram escolhidos quatro delegados para representarem o município na Conferência Estadual e Nacional: Marson e Matozinhos representando os usuários, Gustavo representando o Hospital Imaculada Conceição e Patrícia, que representará os trabalhadores da Saúde.

As diretrizes mais votadas para serem levadas às conferências foram:
-Ampliar a quantidade de exames e consultas de alta complexidade;
-Revisar os valores da Tabela SUS;
-Disponibilização de maior número de vagas de média e alta complexidade;
-Implantar um serviço intermediário entre o Atenção Básica e Urgência e Emergência (UPA);
-Revisar o sistema operacional de agendamento de média e alta complexidade, unificação dos sistemas;
-Revisar os valores e requisitos da política hospitalar do Valora Minas.

A Saúde saiu fortalecida do encontro.

Prefeitura de Guanhães,
CUIDANDO DA SAÚDE DA GENTE!