Guanhães recebe vacinas extras contra a Covid-19 pela eficiência técnica em uso adequado das vacinas já recebidas

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do serviço de Vigilância em Saúde divulga sobre a continuidade da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 e as próximas etapas, seguindo as informações do Ministério da Saúde (MS), divulgadas por meio de Nota Técnica 717, de 28/05/2021.

A vacinação dos grupos prioritários que estão em andamento continuará avançando: pacientes com comorbidades e Deficientes Permanentes, além de gestantes e puérperas com comorbidades.

Mas, Guanhães tem doses disponíveis para avançar na vacinação. Na entrega feita nesta semana, foram enviadas duas quantidades “extras” de vacina: doses da Pfizer e doses de Astrazeneca (além do percentual esperado) que, conforme esclarecimento feito pela Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, foi uma espécie de “premiação” feita pelo MS aos municípios que apresentaram eficiência técnica e segurança na aplicação das doses, não utilizando de forma inadequada as D1 e D2 enviadas nos últimos meses. Sendo assim, Guanhães vai avançar na Vacinação dos grupos estabelecidos pelo MS com equipes volantes, nesta sexta-feira e sábado.

Será concluída a vacinação do grupo de profissionais das forças de segurança e salvamento; serão vacinados os funcionários do sistema de privação de liberdade e a população privada de liberdade e será iniciada a vacinação dos Trabalhadores da Educação do ensino básico, seguindo a ordem de prioridade estabelecida pelo MS: creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes, EJA e ensino superior, conforme disponibilidade de doses no município.

Serão contemplados TODOS os trabalhadores da Educação, em atividade, com vínculo nas escolas públicas e privadas do município. Assim, serão vacinados além de professores, profissionais dos serviços gerais, da área administrativa, da cozinha, e demais, conforme estabelecido pelo MS.

Pessoas em situação de rua terão doses reservadas para a vacinação durante a próxima semana, em parceria com as Equipes de Saúde da Família.

Após estes grupos, a vacinação seguirá com os demais grupos prioritários, conforme orientação do MS.