Historicidade

#ConheçaGuanhães | Símbolo municipal: A Bandeira!

A bandeira municipal de Guanhães, foi instituída pela Lei nº 1.210, de 23 de outubro de 1975 e proposta por Laet Berto.
 
• O fundo verde representa as florestas, a Mata Atlântica, bioma originário.
• A faixa transversal azul que corta a bandeira em duas metades está representando o Rio Guanhães, caudaloso curso d’água que percorre o limite sul do município.
• O triângulo amarelo apontado para cima remonta ao progresso e às minas de ouro do Candonga, exploradas por companhias inglesas durante o século XIX.
• As três flechas brancas cruzadas e apontadas para cima representam os lendários índios guanaãs, habitantes originais da região anteriormente à chegada dos colonizadores europeus.
 
Conheça nossa Guanhães e sua historicidade. Há muita coisa boa neste lugar!
#amamosguanhães #valorizaçãodenossaterra #somosguanhães #gestãoaforçadotrabalho #patrimôniocultural
#ConheçaGuanhães | Símbolo municipal: O Brasão!

O brasão possui, em sentido horário a partir do quartel acima e à esquerda, uma cruz alta, de ouro, sobre fundo azul. Sob o braço destro dessa cruz há uma espada, e sob o direito há uma balança. No quartel seguinte, há um pé de milho estilizado sobre fundo prata. Abaixo deste quartel há dois montes de ouro sobre fundo azul, enquanto que no último quartel há uma cabeça de bovino estilizada.

Sobre o escudo está disposta uma coroa mural de cinco torres, e sob o escudo há um listeu azul com os dizeres “LABOR OMNIA VINCIT” ao centro, as datas “25-10-1875” e “13-09-1881” abaixo e à direita, e o nome do município “GUANHÃES” abaixo e à esquerda dos dizeres em latim. O brocante possui, de ambos os lados, figura estilizada de indígenas.

Conheça nossa Guanhães e sua historicidade. Há muita coisa boa neste lugar!
#amamosguanhães #valorizaçãodenossaterra #somosguanhães #gestãoaforçadotrabalho #patrimôniocultural