I SEMINÁRIO SOBRE O PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA VIOLÊNCIA NO MUNICÍPIO DE GUANHÃES

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Vigilância Epidemiológica, realizou nesta terça-feira – 29/08/2023 – I SEMINÁRIO SOBRE O PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA VIOLÊNCIA NO MUNICÍPIO DE GUANHÃES, destinado ao público de Médicos, Enfermeiros e Dentistas da Atenção Primária à Saúde e de representantes do Hospital Imaculada Conceição, da Secretaria de Assistência Social (CREAS e CRAS), do Conselho Tutelar e das Escolas Públicas e Privadas do município. Estiveram presentes mais de setenta desses profissionais.

O evento contou com a presença da Prefeita Municipal Dóris Campos Coelho e da Secretaria Municipal de Saúde Rejane Ferreira Guimarães Martins. A condução ficou por conta da Coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, enfermeira Elaine de Lourdes Carneiro e da Enfermeira e Responsável Técnica pela Vigilância Epidemiológica das Doenças e Agravos Não Transmissíveis, Delaine de Oliveira Silva.

Foram apresentados os perfis Epidemiológicos da Violência e da Violência sexual no município de Guanhães, no período de 2010 a 2023.

As reflexões do momento tiveram como foco a violência, como um problema social, que afeta muito a saúde e que evidencia a necessidade de uma atuação muito mais específica, interdisciplinar, multiprofissional e engajada de vários setores, visando atender às reais necessidades dos cidadãos. Duas questões centrais foram apresentadas, sendo elas a importância da notificação dos casos, como uma dimensão da Linha de Cuidado para Atenção Integral à Saúde das pessoas em Situação de Violência e de suas famílias; e a importância de uma Rede de Atenção robusta, capaz de garantir o acolhimento, o atendimento, os cuidados profiláticos, o tratamento, o seguimento na Rede de Cuidado e a proteção social, além das ações de vigilância, prevenção das violências e promoção da saúde e da cultura da paz.

Um evento de sucesso, marcado pela integração de setores importantes no enfrentamento desse problema – a Violência – que faz adoecer, que marca e que mata!

1-Boletim Epidemiológico – Violência Geral
2-Boletim Epidemiológico- Violência Sexual