Mulheres que vão longe: Prefeitura abre celebrações do Dia Internacional da Mulher por meio do CMDM

A Prefeitura de Guanhães, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), realizou o evento “Mulheres… que vão longe”, na noite de quarta-feira, 8 de março, no plenário da Câmara Municipal de Guanhães.

Com a casa cheia, o CMDM abriu a cerimônia com a nota de repúdio: “Neste momento o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher traz como nota de repudio todas as formas de preconceitos e tratamentos desrespeitosos que cada mulher sofre e ou sofreu no espaço público de tomada de decisão. Nós conselheiras estaremos atentas a toda e qualquer forma de discriminação ou tentativa de cerceamento da voz da mulher nesta casa. E agradecemos ainda, aos homens que são representantes do povo que não são coniventes com tais ações.”

A prefeita Dóris Campos Coelho sancionou a Lei Maria Antonieta Moraes Miranda, que concede premiação anual a mulheres que se destacam em diversos setores do Município.

A psicóloga Liliane Maria Alberto da Silva, fez uma palestra com o tema “Hoje podemos, amanhã não”, em seguida a Meritíssima Juíza de Direito Dra. Silvia Maria de Paula Nascimento falou sobre os Direitos da Mulher. Logo após, a Sra. Viviane Soalheiro abordou o tema “Mulheres em empoderamento”.

A noite ainda contou com a fala da jornalista Filó Generoso, contando sua trajetória de vida e emancipação, além das apresentações do Grupo de Tambores de Mulheres Batikumbatê e da performance da professora de dança do ventre, Ellen Cristina.

O evento, que teve o objetivo de mediar a voz de mulheres empoderadas, foi só o início das atividades marcadas para celebrar o Dia Internacional da Mulher.

Nesta quinta-feira, 09, haverá a Tarde Cultural na Casa de Cultura com exposição de quadros e um sarau de poesias. Todas as obras apresentadas foram produzidas por meninas e mulheres. Ocorrerá também uma oficina de patch aplique. O início das atividades está previsto para as 15h.

Na sexta-feira, 10, acontecerá a feira “Mulheres que Produzem”, nas imediações da Praça JK, com produtos confeccionados por mulheres.

O CMDM realizou a primeira entrega dos prêmios “Maria Antonieta Moraes Miranda”. As contempladas foram:

• Kissila Aparecida Silva Amaral, representando as mulheres produtoras rurais;
  • Silvania Santos Silva, no segmento Mulher Inspiração pelo trabalho exercido na Policia Militar;
  • Gildete Martins de Miranda, pelo atendimento humanitário e acolhedor às mulheres vítimas de violência doméstica;
  • Regina Magda Pereira, no segmento saúde;
  • Adriana Costa Santana, no segmento Cultura.
  • Maria das Graças de Jesus, no segmento assistência social;
  • Maria Dalva de Oliveira Soares, no segmento Empreendedorismo;
  • Severa Maria Daniel de Miranda Pimenta, no segmento voluntariado;
  • Arminda Jesus Batista, no segmento educação;
  • Rosalia do Rosário Araújo Miranda, no segmento Política;

A prefeita Dóris Campos Coelho, recebeu do CMDM a Menção Honrosa do Prêmio Maria Antonieta Morais Miranda, pelo reconhecimento ao trabalho incansável, principalmente em relação à defesa e ao fortalecimento dos Direitos das Mulheres de Guanhães.