Nota atualizada sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 em Guanhães

Quanto aos questionamentos referentes à CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19, a Secretaria Municipal de Saúde de Guanhães esclarece:

• Até a presente data, o município de Guanhães recebeu doses para a imunização de 1.041 pessoas. O total de doses recebidas até o momento corresponde a 1.512 doses, mas 471 delas são para administração da segunda dose (chamada Dose 2).
  • Com as doses já recebidas, foi possível imunizar com a primeira dose (Dose 1) as seguintes pessoas:

-15 pessoas do grupo de indígenas aldeados;
-25 idosos institucionalizados;
-789 pessoas do grupo de Trabalhadores da Saúde e
-136 idosos com idade igual ou superior a 90 anos.

• Parte dessas pessoas, já receberam a segunda dose da vacina (Dose 2), a saber:

-10 pessoas do grupo de indígenas aldeados;
-24 idosos institucionalizados;
-315 pessoas do grupo de Trabalhadores da Saúde.

A maior parte das doses ainda disponíveis no município se destinam à vacinação de Trabalhadores de Saúde, com Dose 1 ou Dose 2 (muitas pessoas apresentam situação que justifica o adiamento da vacina, por isso ainda não foram vacinadas); outras doses estão reservadas para um grupo pequeno de idosos com 90 anos ou mais ainda não vacinados (aproximadamente 34 pessoas), que já têm a vacina agendada para os próximos dias.

A Secretaria de Saúde comunica que não há uma data estipulada para a chegada da próxima remessa de vacinas; mas a próxima certamente se destinará à continuidade da vacinação do grupo de idosos. Desta vez, idosos de 89 anos para baixo. Só não é possível afirmar, ainda, se existirão doses para um grupo maior (ex. idosos de 89 até 80 anos) ou se serão vacinados de forma bem escalonada: 89 anos, depois 88 anos, depois 87 anos e assim por diante.

A Secretaria Municipal de Saúde de Guanhães se compromete a comunicar, oficialmente à população, assim que a Secretaria Estadual fornecer novas informações.