Nota informativa sobre a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em Guanhães

A Prefeitura de Guanhães, seguindo seu compromisso com a transparência e a verdade, esclarece mais algumas dúvidas levantadas à respeito da Campanha de Vacinação contra a Covid-19. A gestão do Município zela pelo direito ao acesso às informações corretas e, para tanto, as informações devem ser buscadas nos canais oficiais da Prefeitura e em órgãos oficiais.

Neste primeiro momento, foram recebidas 300 doses da vacina contra a Covid-19. Após uma revisão nos cálculos, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira informou que Guanhães deveria buscar mais 100 doses para a primeira fase da campanha.

Já estão armazenadas na GRS as outras 400 vacinas para a aplicação da segunda dose nas primeiras pessoas que receberam o imunizante. Seguindo orientações da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Guanhães buscará estas outras 400 doses no momento de iniciar o procedimento do reforço vacinal (duas semanas após a primeira dose). Assim sendo, para o início da campanha, 800 vacinas foram reservadas para Guanhães imunizar 400 pessoas.

A Secretaria Municipal de Saúde está seguindo rigorosamente as orientações do Ministério da Saúde e da SES-MG para a destinação das doses recebidas e informa que não houve nenhuma quebra na ordem estabelecida para a primeira fase da campanha.

Conforme preconizado, foram priorizados os idosos maiores de 60 anos institucionalizados (já imunizados); povos indígenas residentes em terras indígenas (quase todos imunizados); e profissionais da saúde (imunização em andamento). Dentro do grupo dos profissionais da saúde, até o momento, receberam o imunizante os profissionais da linha de frente na assistência ao paciente suspeito e confirmado do Hospital Regional Imaculada Conceição (UTI e Pronto Atendimento) e da Atenção Primária à Saúde (Equipe de Vacinadores, Equipe do Centro Covid, Equipes de Saúde da Família, CAPS, Centro de Saúde de Guanhães, NASF, Farmácia Básica, Motoristas do Município que atendem a Saúde).

Ressalta-se que, diante do número limitado de doses recebidas e seguindo as orientações da SES-MG, neste momento os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias não poderão ser vacinados (trata-se de um grupo grande de profissionais). Cabe esclarecer, entretanto, que os dois grupos seguem orientações do Ministério da Saúde para visitas domiciliares, que tem sido realizadas no peridomicílio, com o mínimo de contato possível com o paciente e utilizando os equipamentos de proteção individual recomendados.

Conforme vem sendo divulgado, os diferentes grupos de trabalhadores da saúde tem níveis de exposições diferentes, sendo necessário priorizar àqueles que hoje estão na assistência direta ao paciente.