A Prefeitura Municipal de Guanhães, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa sobre as articulações para o retorno às aulas, quando for possível, de uma forma segura à toda comunidade escolar, sem que comprometa a assistência da Saúde.
Na última terça-feira, 22/06/2021, aconteceu uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde entre membros do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), que é um grupo gestor do Programa Saúde na Escola. Entre suas atribuições está a preparação do retorno seguro das aulas presenciais.
As ações do Grupo são embasadas pelo Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais, divulgado pelo Governo de Minas Gerais no dia 20/05/2021, onde estão reunidas as orientações necessárias em todos os âmbitos da educação para que as escolas sejam adequadas para as atividades presenciais, envolvendo o treinamento dos servidores, a avaliação das escolas, o distanciamento e a preparação do espaço escolar.
Fazem parte do GTI, representantes da Secretaria de Saúde e dos Serviços da Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Ouvidoria em Saúde e Assistência Farmacêutica, além da Secretaria Municipal de Educação, por parte do Município; juntamente com a Superintendência Regional de Ensino, que representa o Estado. O objetivo dos membros do GTI é fortalecimento do grupo para a resolução de ações conjuntas a serem implementadas sempre que necessário.
O retorno apenas poderá ocorrer quando o Município for classificado na Onda Amarela pelo programa Minas Consciente, na modalidade híbrida – presencial e virtual – e se o Município apresentar as condições para o retorno seguro, com uma capacidade assistencial de saúde suficiente para atendimento de demandas que possam surgir em decorrência do aumento da circulação de pessoas no retorno dos alunos às escolas.
Em tal ocasião, caberá aos pais ou responsáveis a decisão de permitir que a criança ou adolescente sob sua tutela frequente presencialmente a escola onde está matriculado.
A Secretaria Municipal de Saúde tem a proposição de iniciar a capacitação dos servidores escolares já no início do mês de julho. A equipe da Vigilância Sanitária realizará a inspeção em todas as escolas para garantir que todas as normas de segurança e protocolos sejam atendidas.