Prefeitura e ACIG se reúnem para definir cooperação diante da Pandemia

A Prefeitura de Guanhães, com a Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária esteve em reunião virtual com o Ministério Público de Minas Gerais e representantes da ACIG – Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Prestação de Serviços de Guanhães, com o objetivo de encontrar soluções para amenizar os impactos na economia do Município, causados pela Pandemia do Coronavírus, ao mesmo tempo em que sejam adotadas medidas para o cumprimento dos protocolos sanitários e as medidas do Decreto Municipal, com o objetivo de restabelecer a capacidade assistencial do Hospital Regional Imaculada Conceição e evitar mortes por desassistência.

Conforme decidido em reunião virtual dos representantes da Microrregião da Saúde de Guanhães, foi proposto que os comerciantes assumam o compromisso, por meio de um termo, de cumprir todas as determinações e medidas para auxiliar na contenção da pandemia.

A ACIG, compreendendo a situação crítica dos hospitais, propôs auxílio com a realização de campanhas educativas e a cooperação para que este momento difícil seja brevemente superado.

A proposta se deve à publicação de um novo Decreto por todos os Municípios que compõem a Microrregião, permitindo que, com a colaboração dos comerciantes, os estabelecimentos classificados como “não essenciais” pelo Programa Minas Consciente, possam funcionar na modalidade delivery, conforme as instruções do programa estadual e Decreto Microrregional.

O termo de compromisso será enviado para que todos os associados da ACIG e mesmo os não associados que tenham interesse, possam analisar e assinar. A previsão é que o novo decreto possa ser publicado na próxima quarta-feira, 7 de abril.