Prefeitura entrega a Praça da Marujada para a comunidade

A Prefeitura de Guanhães, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou a Inauguração da Obra da Praça da Marujada, no bairro Bom Sucesso.

A cerimônia de descerramento da placa aconteceu no sábado, 14 de maio, a partir das 19h com a prefeita Dóris Campos Coelho, o vice-prefeito Célio Augusto da Silva, os vereadores Alcides Robson da Rocha, Lucimar Ferreira Pinto, Adileila Rosa de Fátima e dos Secretários Municipais e integrantes da equipe da Gestão Municipal.

Os cidadãos acompanharam a apresentação da Marujada Nossa Senhora Aparecida, além de um show com o artista Maurício Tizumba acompanhado pelo Grupo de Tambores Batikumbatê, formado por mulheres de Guanhães que se inscreveram e participaram de uma oficina de tambores oferecida por Tizumba.

O artista e jornalista guanhanense Evandro Alvarenga fez uma apresentação relembrando pessoas que fazem parte da história de Guanhães, enquanto o líder da Marujada Nossa Senhora Aparecida, Daniel Aparecido Oliveira, falou da importância do incentivo à cultura e agradeceu pelo apoio que o grupo tem recebido.

No domingo, 15 de maio, às 9h foi celebrada uma Missa Quilombola presidida pelo Pe. José Adriano Barbosa com a participação do Grupo Cores em Cristo de Belo Horizonte.

Orçada em 160 mil reais, a Praça da Marujada foi construída com recursos do FUMPAC – Fundo Municipal do Patrimônio Cultural e possui um Quepe característico da Marujada, uma obra confeccionada pelo artista plástico guanhanense Érico Moreira.

A Praça é um investimento no lazer, turismo e patrimônio cultural, servindo de incentivo às atividades da Marujada, uma expressão cultural da CIDADE DA GENTE que teve início na década de 1920. Hoje, a Marujada Nossa Senhora Aparecida conta com 30 componentes em seu total.

A Marujada é um bailado popular antigo, que em sua origem dramatiza as lutas de marinheiros portugueses em alto mar, principalmente por novas terras e reconquistas cristãs. Várias regiões brasileiras praticam a Marujada como uma das sete guardas dos festejos do Rosário. Em Guanhães, a devoção ao Rosário teve início por volta de 1791, quando foi construída a primeira Capela do Rosário (no Alto do Rosário).

Não somente para a Marujada, mas a praça servirá para eventos artísticos, culturais, religiosos e lazer das mais variadas formas.

Juntos, seguimos CONSTRUINDO A CIDADE DA GENTE!