Escolas Municipais de Guanhães recebem o Projeto “Tocando o Amanhã”

Prefeitura apoia Projeto para ensinar música para crianças das escolas municipais

A Prefeitura de Guanhães está apoiando o projeto “Tocando o Amanhã” que ensinará notação musical, cajon e flauta gratuitamente para crianças e adolescentes das escolas municipais.

O projeto já começou a receber inscrições de crianças e adolescentes de Guanhães para o início das atividades de ensino de flauta, cajon e música, que estão previstas para o mês de maio. São duzentas vagas distribuídas entre as escolas do Município. Os 200 inscritos passarão por uma seleção que durará 30 dias. Durante essa fase, os alunos serão selecionados conforme a aptidão para música, envolvimento, desejo em participar do projeto, pontualidade, relacionamento interpessoal.

No final dessa fase de seleções, serão escolhidos os 50 integrantes do grupo “Tocanto o Amanhã”, para as aulas e aprendizado de flauta, cajon e notação musical, que se estenderão até o final de 2022, e fará 4 apresentações para a comunidade. Os 50 alunos terão acesso a instrumentos, uniforme, material pedagógico e acompanhamento do desempenho escolar, tudo custeado pelo Projeto.

O Projeto também oferecerá uma palestra online sobre a importância da música na Educação, proferida pelo Maestro Márcio Gonçalves Carvalho, aberta e destinada a qualquer interessado.

“Os diretores das escolas de Guanhães se engajaram totalmente na iniciativa e já indicaram boa parte das vagas para primeira seleção, que se iniciará ainda em abril. Eles participaram da elaboração dos critérios e indicarão os duzentos alunos para participarem da seleção”, informa Janaina Dantas Barbosa Lopes, Coordenadora Geral e Pedagoga responsável. “Temos o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Superintendência de Ensino. O Projeto trará resultados positivos no desempenho escolar e convívio familiar.

O Projeto Tocando o Amanhã é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo