Revitalização da Avenida Alberto Caldeira (Avenida do Mercado) é entregue à População

Persistência é a palavra que resume a revitalização da Avenida Alberto Caldeira. Neste sábado, 26/06/2021, a obra foi simbolicamente entregue à comunidade guanhanense.

Ao iniciar os trabalhos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana verificaram que seria necessário a supressão de 51 árvores, na sua maioria de espécies nativas, que apresentavam riscos de queda, comprometendo a integridade física de moradores e transeuntes, além de prejudicarem o asfaltamento da avenida.

Conforme deferimento do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (CODEMA) – Guanhães, após a via receber o asfalto, foram plantadas 65 mudas de árvores de espécies nativas brasileiras próprias para áreas urbanas: Quaresmeira, Ipê-amarelo, Ipê-rosa e Ipê-branco. Também foram plantadas espécies de flores, enriquecendo o projeto paisagístico do local, como Vincas, Beijos, Margaridas, Hortênsias, Sálvias Vermelhas, Cinerarias Maritimas, Perpétuas, Cróton, Moréia, Palmeiras, entre outras.

O Obelisco inserido em um dos canteiros é um fragmento de pedra, como forma de simbolizar a Pedra da Gafurina, uma das Sete Maravilhas do Município.

A Secretaria de Infraestrutura Urbana foi responsável por toda a parte da fundação para o plantio das árvores, o plantio de gramas, além de pinturas do meio-fio, postes e construção da base para o obelisco, enquanto a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito projetou e coordenou as demarcações e pinturas das vias.

A Avenida Alberto Caldeira, agora, além de se tornar um local seguro e bem sinalizado para a prática de atividades físicas, tornou-se um espaço atrativo para o turismo, mais um cartão postal da cidade de Guanhães.

Cidade florida, Guanhães Linda! Sou 100% Guanhães, cidade da gente!