SAÚDE RESPONDE – Campanha Nacional de Vacinação contra a COVID-19

A Secretaria Municipal de Saúde responde questionamentos referentes à CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19.

• O Município definiu a quantidade de doses que receberia?
    Não. O quantitativo de doses de vacina recebido no município de Guanhães (assim como em todos os demais do estado) é proveniente de cálculos feitos pelo Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), com base, especialmente, em dados da última campanha de vacinação contra Influenza e do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
  • Quantas doses de vacina contra a COVID-19 Guanhães já recebeu?
    Até a presente data, o município de Guanhães recebeu doses para a imunização de 791 (setecentos e noventa e uma) pessoas.
  • Para quem foram destinadas as primeiras doses recebidas?
    As doses já recebidas se destinaram aos primeiros grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde, a saber: idosos institucionalizados (grupo já concluído), indígenas aldeados (grupo já concluído) e Trabalhadores da Saúde (vacinação em andamento).
  • Os trabalhadores da saúde não são apenas os médios, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem?
    De acordo com a definição do Ministério da Saúde, Trabalhadores da Saúde são TODOS aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Compreende tanto os profissionais da saúde (ex. médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), quanto os trabalhadores de apoio (ex. recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulância e outros), ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde. Estão incluídos, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (ex. cuidadores de idosos, doulas/parteiras), bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados. A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.
  • Foi o Município quem determinou a ordem dos grupos a serem vacinados?
    Não. Os grupos prioritários e a ordem em que eles serão vacinados foram definidos pelo Ministério da Saúde, por meio dos seus informes técnicos.
  • Foi possível concluir a vacinação dos Trabalhadores da Saúde de Guanhães com as doses já recebidas?
    Por se tratar de um grupo extenso, o município de Guanhães aguarda a próxima remessa de vacinas para que seja possível concluir a vacinação de TODOS os Trabalhadores da Saúde, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais.
  • Quando os idosos serão vacinados?
    De acordo com o PLANO NACIONAL DE OPERACIONALIZAÇÃO DA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 (2ª edição, de 25/01/21), assim que concluírem o grupo dos Trabalhadores de Saúde, os municípios serão autorizados a iniciarem a vacinação do próximo grupo prioritário: as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, que provavelmente receberão a vacina segundo fases pré-definidas: pessoas de 80 anos e mais, pessoas de 75 a 79 anos, pessoas de 70 a 74 anos, pessoas de 65 a 69 anos, e, por fim, pessoas de 60 a 64 anos.
  • Qual grupo será vacinado após o grupo dos idosos?
    Depois do grupo de idosos, será a vez dos demais grupos, na seguinte ordem:
    -Povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas;
    -Pessoas com comorbidades (diabetes melitus, pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial grave, doenças cardiovasculares, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida e Síndrome de down);
    -Pessoas com deficiência permanente grave;
    -Pessoas em situação de rua;
    – População privada de liberdade;
    -Funcionários dos sistemas de privação de liberdade;
    -Trabalhadores da educação;
    -Forças de segurança e salvamento;
    -Trabalhadores de transporte coletivo;
    -Caminhoneiros e
    -Trabalhadores da indústria de construção civil (conforme especificação do protocolo).
  • Há previsão quanto ao início da vacinação do grupo de idosos?
    Não. Nenhuma data foi definida, uma vez que a expansão da campanha, com a contemplação dos próximos grupos, dependerá da disponibilidade de vacinas. Na medida em que as vacinas são disponibilizadas aos Estados, os municípios vão sendo comunicados e orientados para a vacinação dos grupos contemplados. Mas, a Secretaria Municipal de Saúde de Guanhães se compromete a comunicar, oficialmente à população, assim que houver vacina para contemplar cada novo grupo prioritário.