SAÚDE RESPONDE – Dúvidas sobre o Boletim Diário COVID-19

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece as dúvidas comuns sobre o Boletim Diário COVID-19.

• No quadro vermelho, o número de internados na UTI COVID é diferente dos números que aparecem no quadro com o título “DADOS HOSPITALARES PACIENTES COVID”?
    No quadro vermelho as informações são apenas do Município de Guanhães, enquanto o quadro dos “Dados Hospitalares” traz as informações da ocupação dos leitos COVID do Hospital Regional Imaculada Conceição, contabilizando os pacientes de outros municípios também.

• O número de RECUPERADOS pode diminuir?
    Não. A Secretaria de Saúde aproveita a oportunidade para esclarecer que houve um erro na informação divulgada nos boletins dos dias 30 e 31 de janeiro de 2021, no que se refere ao número de pacientes RECUPERADOS: onde se lê 704 casos, leia-se 706 casos.

• Quando um caso pode ser considerado CONFIRMADO?
    CASOS CONFIRMADOS são os casos que atendem aos critérios estabelecidos nos protocolos para a confirmação de um caso de COVID-19, especialmente aos critérios clínicos e laboratoriais (ter sinais de síndrome gripal e ter um resultado de exame positivo para a COVID-19) ou, para o caso dos assintomáticos, ter um resultado de exame positivo para a doença.

• Quando um caso pode ser considerado RECUPERADO?
    CASOS RECUPERADOS são os casos confirmados de COVID-19 que receberam alta hospitalar e/ou cumpriram o isolamento domiciliar de 10 dias e estão há 24 horas assintomáticos (sem a utilização de medicamentos) e sem intercorrências.

• O número de casos RECUPERADOS não aumenta na mesma proporção dos CONFIRMADOS?
    Não. O número de casos RECUPERADOS NÃO AUMENTA na mesma proporção que o número de casos CONFIRMADOS, por ser o processo de recuperação mais moroso: o paciente precisa cumprir o tempo pré-definido de isolamento e estar assintomático (sem uso de medicamento); nestas condições, o médico responsável pela avaliação emitirá um atestado de aptidão para retorno ao trabalho/às atividades de rotina (saída do isolamento). Esta informação precisa ser enviada, formalmente, pela Equipe de Saúde responsável ao Setor de Vigilância Epidemiológica (setor responsável pela elaboração do boletim), para que este paciente seja inserido no nº de casos recuperados.