Secretaria de Saúde informa a população de Guanhães sobre o andamento da Campanha de Vacinação contra a COVID-19

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Vigilância em Saúde, informa a população de Guanhães sobre o andamento da Campanha de Vacinação contra a COVID-19.

De acordo com atualização feita no final das atividades de vacinação na última sexta-feira, dia 02/07/21, tinham sido recebidas no município 18.284 doses de vacinas, dentre as quais 16.305 já administradas (mais de 89% do total de doses), conforme demonstrado no quadro abaixo.

Total de doses recebidas

12.861 primeiras doses (D1)

4.963 segundas doses (D2)

460 doses únicas (DU)

Total de doses administradas

11.932 primeiras doses (D1)

4.112 segundas doses (D2)

261 doses únicas (DU)

Quando analisadas separadamente, as porcentagens de D1 e D2 administradas eram 91,5% e 83%, respectivamente. E essa tem sido a média de aplicação das D1 no município, desde o início da campanha: 90%.

O estoque presente no município nesta data era de 1.739 doses*, sendo 49% delas para D2, doses que não podem sair do estoque para outro fim, uma vez que devem ficar guardadas para uso no tempo certo, nas pessoas que receberam a D1.

Já os 51% das doses, destinados à primeira dose dos grupos prioritários e da população geral de 51 a 59 anos, com vacinação em andamento, conforme programação e agendamento das Equipes de Saúde da Família. É possível conferir, no quadro abaixo, a destinação dessas doses:

Destino das primeiras doses (D1)

Doses separadas conforme levantamento populacional de cada grupo prioritário, feito pelas Equipes de Saúde da Família e pela equipe técnica da VIEP:

a)      Idosos de 60 a 64 anos, pessoas com comorbidades e pessoas com Deficiência Permanente com e sem BPC, pessoas vinculadas a comunidades quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da educação e do transporte coletivo rodoviário de passageiros: ainda existem alguns resíduos de população destes grupos para serem vacinados.

b)      Trabalhadores da Saúde: algumas doses chegam especificamente para este grupo.

c)       Gestantes, puérperas e lactantes: vacinação em andamento, uma vez que a liberação para vacinação destas mulheres (grupo sem comorbidades) ocorreu em Minas Gerais apenas a partir de 18 de junho, por meio de Deliberações CIB-SUS.

d)      Caminhoneiros e profissionais de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos: vacinação em andamento.

e)      População geral de 51 a 59 anos: vacinação em andamento.

Chegaram mais doses de vacinas no município? Qual será o destino delas?

No fim do dia da última segunda-feira (05/07/21), foram recebidas mais 2.140 doses: 795 D1 e 1.345 D2.

Considerando que o município não tem autorização para utilização de D2 como D1, as 1.345 D2 se juntam ao estoque já existente que agora passa a ser de 2.199 doses para serem administradas no tempo certo, que no nosso caso, será apenas a partir de 12 de julho/21, próxima segunda-feira, considerando a necessidade de cumprimento do prazo estabelecido, pelo Programa Nacional de Vacinação, de intervalo entre D1 e D2. Intervalo devidamente monitorado pelas Equipes de Saúde da Família, em parceria com a equipe técnica da Vigilância Epidemiológica.

Mas, para quem vão essas doses? No tempo certo – que vai variar de grupo para grupo entre uma e três semanas – as doses serão destinadas aos públicos descritos na tabela abaixo:

PÚBLICO ALVO Nº DE DOSES RESERVADAS
IDOSOS DE 85 A 89 ANOS 12
IDOSOS DE 75 A 79 ANOS 12
IDOSOS DE 70 A 74 ANOS 17
IDOSOS DE 65 A 69 ANOS 499
IDOSOS DE 60 A 64 ANOS 1.260
PESSOAS COM COMORBIDADES 63
COMUNIDADES QUILOMBOLAS 233
PROFISSIONAIS DAS FORÇAS DE SEGURANÇA 18
TRABALHADORES DA SAÚDE 85
TOTAL 2.199

E as 795 D1 recebidas?

Serão destinadas à vacinação da população geral com idade entre 50 e 48 anos, iniciada ontem, 06/07/21.

Por que Guanhães está no grupo de 48 a 50 anos e outras cidades já estão vacinando uma população mais nova?

Cada Município possui suas particularidades que permitem ou não passar por um grupo de forma mais rápida do que outros. Há cidades em que determinados grupos prioritários são muito extensos, como as Comunidades Quilombolas por exemplo (que é o caso que ocorreu em um dos municípios da Microrregião de Guanhães). Sendo assim, muitos indivíduos participam de mais de um grupo prioritário ao mesmo tempo, permitindo o avanço para os próximos grupos.

Vale ressaltar que, de acordo com o cronograma de vacinação da População Geral divulgado pelo Governo do Estado de Minas Gerais, em julho está sendo vacinada a população de 50 a 54 anos (Guanhães já iniciou o grupo de 48 a 50 anos); em agosto será vacinado o grupo de 35 a 49 anos; em setembro, a previsão é vacinar a população de 25 a 34 anos e, em outubro, seguir a vacinação dos indivíduos de 18 a 24 anos.

Ao final desta semana, a Secretaria de Saúde se compromete a trazer números atualizados da vacinação, mantendo a população informada sobre os avanços.

O que certamente não faltará nesta semana? Empenho máximo e responsabilidade na condução da vacinação, porque TODA a EQUIPE de SAÚDE do município tem dado o seu melhor, desde o início da Campanha.

Na oportunidade, agradecemos a todos que confiam na nossa seriedade e que compreendem o quão duro e trabalhoso tem sido este processo de enfrentamento da pandemia.

Nota:

*com exclusão de 240 doses correspondentes às chamadas “perdas técnicas”, que são referentes aos frascos que, apesar de manuseados de forma adequada, não resultam em 10, mas em apenas 09 doses da vacina; situação bastante comum em todo o país, que deve e tem sido devidamente registrada junto à ANVISA.