Secretaria Municipal de Saúde lança a 1° edição da REMUME – Relação Municipal de Medicamentos Essenciais.

Buscando ampliar o acesso aos medicamentos considerados essenciais para os usuários da Farmácia Municipal de Guanhães, a Secretaria Municipal de Saúde lança a 1° edição da REMUME-Relação Municipal de Medicamentos Essenciais.

Atualmente, a Relação de Medicamentos do Município (REMUME) conta com 126 apresentações que estão disponíveis na Farmácia Central localizada á Avenida Alberto Caldeira, 50 – Centro.

Desde setembro de 2019 a Comissão de Farmácia e Terapêutica do município formado por diversos profissionais da saúde, têm estudado toda a demanda dos usuários com o objetivo de definir uma lista de medicamentos que melhor atendesse ás necessidades da população, com o recurso que o município recebe e dispõe para a compra de medicamentos. Também se reuniram com outros municípios na Regional e com a equipe técnica do Conselho Regional de Farmácia – MG.

O fornecimento dos medicamentos básicos para a população é realizado na farmácia de 7:00 ás 17:00 horas, mediante apresentação de documento de identificação, CNS e receita médica, sendo realizado por meio de sistema informatizado.
Uma estratégia fundamental para racionalizar o uso dos medicamentos, é a adoção de uma Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME), o que é preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1977, e esperamos que ela seja norteadora da prescrição médica no âmbito do SUS-Guanhães.

A lista com os medicamentos padronizados encontra-se disponível nos meios de comunicação da prefeitura, Secretaria Municipal de Saúde, PSF’s e na Farmácia Central.

#ondadobem
#torcerpelomunicípio