Variante B.1.621 é identificada em amostras de dois indivíduos em Guanhães

No fim da tarde de ontem, 23/08/2021, o município foi informado que o sequenciamento de duas amostras de swab nasofaríngeo positivas no teste de RT-PCR – provenientes de dois indivíduos residentes em Guanhães, coletadas e enviadas para testagem na FUNED entre os dias 13 e 26 de julho/2021 – revelou a presença de mutações que caracterizam a variante B.1.621.

Esclarecemos que a variante B.1.621 foi descrita pela primeira vez em janeiro de 2021, na Colômbia. Desde então, foi identificada em outros 19 países das Américas e da Europa. Os Estados Unidos, Colômbia, Espanha, México e Holanda são os países que até o momento, concentram mais casos confirmados associados a esta variante. Até o momento, não foi classificada como variante de atenção (VOC), ou de interesse (VOI), pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Entretanto, a B.1.621 é caracterizada pela presença das mutações R346K, E484K, N501Y, D614G e P681H. Quatro dessas alterações genéticas (E484K, N501Y, D614G e P681H) já foram observadas em outras variantes mais preocupantes, como a Alfa, a Beta, a Gama e a Delta.

De acordo com os dados da Rede Genômica da Fiocruz – Ministério da Saúde, no Brasil, a B.1.621 foi identificada pela primeira vez em junho de 2021.

Na classificação geral da OMS, a variante B.1.621 está na chamada “lista de alerta”, necessitando de mais estudos para um consenso a respeito dos riscos que ela oferece. Por enquanto, não recebeu nenhum nome do alfabeto grego.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que os dois pacientes em questão passaram pelo Centro de Atendimento COVID-19 do município, no mês de julho/2021, com quadros respiratórios classificados como leves; não precisaram de hospitalização e cumpriram o isolamento sem nenhuma intercorrência. Ao serem notificados, tiveram suas amostras de swab nasofaríngeo coletadas (RT-PCR) e enviadas para testagem na FUNED – como é rotina no município – a partir das quais foram identificadas a variante.

Quanto às recomendações para a população, continuam as mesmas: A PANDEMIA NÃO ACABOU! É importante, dentre outras questões, obedecer as orientações para o distanciamento social, o uso de máscaras e a higiene das mãos. Essas são as principais medidas para evitar a disseminação do vírus e, consequentemente, diminuir o risco de contaminação e do surgimento de novas variantes.

Outra atitude essencial é comparecer, quando for convocado, para a vacinação, lembrando que o esquema vacinal precisa estar completo (1ª e 2ª doses).

Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Saúde informa que as remessas de vacinas recebidas nessa semana (D1) não serão administradas nas Unidades Básicas de Saúde, uma vez que nelas os profissionais vão se dedicar à administração das segundas doses (D2). As D1 que serão recebidas serão aplicadas no salão da Catedral, das 8h às 20h, provavelmente nesta quinta e sexta-feira (a depender do número de doses que serão recebidas). Maiores informações sobre essa vacinação, no decorrer do dia.