Guanhães e Municípios da região assinam protocolo de intenção de adesão a consórcio de selo de inspeção

SIM Consorciado: Um Caminho para o desenvolvimento regional. SIM é um selo que certifica produtos, atesta sua qualidade, permite e facilita sua venda no comércio local.

Nesta quarta-feira, 01/12/2021, aconteceu na Câmara Municipal de Guanhães, a primeira Assembléia do Consórcio dos Municípios da Microrregião da Bacia do Suaçuí (CONBAS), com o Seminário “SIM Consorciado: Um Caminho para o desenvolvimento regional”.

O Selo de Inspeção Municipal, SIM, representa uma importante oportunidade para que os produtores possam comercializar seus produtos dentro da formalidade, com mais praticidade e segurança para o consumidor, pois certifica aqueles produzidos com qualidade, estimulando os empreendedores a se adequarem às normas.

O SIM, se implantado de forma regional, em consórcio, além de permitir a comercialização desses produtos em toda a região, diminui os custos de operacionalização dos Municípios, aprimora os serviços de inspeção entre várias vantagens.

A Presidente da Associação dos Municípios da Microrregião da Bacia do Suaçuí, a prefeita Dóris Campos Coelho (Dorinha), anfitriã do evento, fez o discurso de abertura convocando todos os presentes, entre prefeitos, secretários, empresários, vereadores e lideranças regionais para se unirem para o desenvolvimento da região.

Os palestrantes, Claudiomir da Mirainox, ex-prefeito de Rio Pomba, Walter Heck, vencedor do premio Prefeito Empreendedor/RS por 3 mandatos e a advogada Dra. Viviane Macedo, falaram sobre casos de sucesso do SIM Consorciado, desenvolvimento econômico e social regional através do associativismo e cooperativismo, e as questões jurídicas para a implantação do selo de forma regional.

A Prefeitura de Guanhães apoiou o evento, que é uma parceria entre a AMBAS, EMATER, SEBRAE-MG, SICOOB Credicenm e ACIG.

Ao final, os Municípios de Guanhães, São Pedro do Suaçuí, Sabinópolis e São João Evangelista já assinaram o protocolo de intenção de adesão ao Consórcio Público para o Desenvolvimento da Microrregião da Bacia do Suaçuí. Outras cidades manifestaram o interesse e também vão assinar o protocolo.