Imagem tombada de São Miguel Arcanjo é devolvida restaurada, por convênio Municipal, à Igreja Matriz

A Prefeitura de Guanhães, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, fez a entrega da imagem de São Miguel Arcanjo que pertence à Igreja Matriz São Miguel em Guanhães.

A imagem é Patrimônio Cultural Religioso do Município e necessitava de restauração. Com a aprovação do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (COMPAC), após a reforma da própria Igreja Matriz, foi feita a restauração da obra, em parceria com a Prefeitura.

Na noite desta quarta-feira, 14/07/2021, na Matriz São Miguel, aconteceu uma Missa para a entronização da imagem ao seu lugar de origem. Na ocasião foi celebrado o aniversário de 189 anos de criação da Paróquia São Miguel e Almas.

A história da Paróquia se funde à história de Guanhães pois, naquela época, Estado e Igreja eram atrelados, tanto que na mesma lei provincial de 25 de outubro de 1875, o Distrito de São Miguel Y Almas de Guanhães, foi reconhecido como Paróquia e Município.

Para a restauração da imagem da escultura de madeira foram realizadas intervenções para devolver à obra a sua leitura original, considerando o estado de conservação das camadas subjacentes às pinturas e reparar danos generalizados.

Possivelmente criada no século XIX e de autoria e origem desconhecida, a imagem foi tombada, juntamente com a Igreja Matriz e seus pertences, através da Lei nº 1.914 de 22 de dezembro de 2000.

A parceria nº 05/2019, entre a Prefeitura de Guanhães e a Mitra Diocesana – Paróquia São Miguel, permitiu que acontecesse a reforma e manutenção da Igreja São Miguel e Almas e a restauração da imagem. O repasse total do convênio, no valor aproximado de 29 mil reais, foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores.

A celebração está disponível no YouTube com o título “Missa da reentronização da Imagem de São Miguel – 14/07/2021” e contou com a presença da Prefeita Dóris Campos Coelho, do Vice-prefeito Célio Augusto da Silva, do Presidente da Câmara Municipal, Vereador Lucimar Ferreira Pinto, do Vereador Alcides Robson da Rocha, do Secretário Municipal de Cultura, Flávio Roberto dos Reis, do Assessor da Cultura e Turismo, Francis Wellington de Barros Andrade, dos membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (COMPAC), da Comissão Organizadora da Festa de São Miguel e alguns membros da comunidade.

Fotos: Rádio Vida Nova FM / Paróquia São Miguel / ASCOM Guanhães.